Mariana Ribeiro's profile

Igualdade de Género | 2017

PROJETO "IGUALDADE DE GÉNERO"
Este projeto tinha como objetivo realizar uma Campanha Publicitária, que tinha de ser único a nível conceptual, de base sólida, coerente onde pudesse primar a originalidade. Toda a base conceptual teve de passar por uma pesquisa e estudo de projectos semelhantes já existentes, com o propósito de explorar características gráficas e técnicas com o fim de renovar conceitos e ideias. Dos 3 temas existentes para escolha, optei pela Campanha de Sensibilização para Igualdade do Género.
PESQUISAS

Antes de começar a desenvolver o produto final, passei por uma fase muito importante deste projeto: Pesquisas estética e fatual. Acima, podem observar vários tipos de pesquisa que realizei, tanto para solução gráfica como para solução de discurso. Após várias pesquisas, optei por abordar 3 temas da Igualdade de Género: Violência, Racismo, Homosexualidade, pois apercebi-me que são os temas mais comuns na nossa sociedade e que muitas pessoas ainda se recusam a aceitar devido às diferenças.

FOTOGRAFIAS

Depois da recolha de pesquisas e de ter a ideia do que pretendia realizar, passei à fase seguinte: Fotografias. Tirei várias fotografias, de frente e de lado, mediante o que depois fosse precisar de utilizar nos cartazes. Acima, estão as fotografias finalizadas das que utilizei nos cartazes.
CONCEITO / IDEIA
Para o cartaz relacionado com a violência, optei por usar um homem e uma mulher. Para o cartaz relacionado com o racismo, optei por usar uma mulher branca e um homem de etnia escura. Para o cartaz relacionado com a homossexualidade, optei por usar dois homens. A escolha de género para os três cartazes foi pensada em relação ao que as pessoas mais temem e mais têm preconceito. No da violência, optei pelo homem e pela mulher, porque não só a mulher é que é vitima de violência, pois o homem na maior parte das vezes também é a vitima, apesar de que as pessoas encararam sempre o homem como o agressor e a mulher como a vitima e nunca o contrário. No do racismo, optei pelo homem e pela mulher, devido à igualdade de género. Já no da homossexualidade, optei por dois homens, porque é por quem as pessoas têm mais preconceito, ou seja, sempre que passam na rua duas mulheres de mão dada, a opinião das pessoas é sempre a mesma: “São só amigas, é normal”; mas quando passam dois homens de mãos dada ou simplesmente juntos, a opinião das pessoas muda completamente em relação à da mulher: “Olha ali aqueles dois, são gays”. Com tudo isto, quero mostrar e sensibilizar as pessoas, para aceitarem estas diferenças, que são comuns e que estão presentes no nosso quotidiano e, que não são nenhum monstro que anda por aí à solta. Daí ter sido tão especifica a escolher os géneros para este trabalho.
Igualdade de Género | 2017
Published:

Igualdade de Género | 2017

Published: